Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional SP
 Sexta-Feira, 18 de Agosto de 2017
Instituto Biológico
     
  Notícias  
     
  bullet2017  
  bullet2016  
  bullet2015  
  bullet2014  
  bullet2013  
  bullet2012  
  bullet2011  
  bullet2010  
  bullet2009  
  bullet2008  
  bullet2007  
  bullet2006  
     
  bulletBio In - Biológico Informa  

     
   
     
  República da Guiné Equatorial quer firmar convênio com a Secretaria para transferência de tecnologias  
  Assessoria de Comunicação SAA
Paloma Minke
 
     
 

A República da Guiné Equatorial quer firmar um convênio de cooperação com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Biológico, para realizar o diagnóstico de doenças que afetam o rebanho daquele país, como brucelose, febre aftosa e tuberculose, assim como capacitar mão-de-obra local com modernas tecnologias desenvolvidas pela instituição. Em reunião com o Embaixador Wilfredo Obama Ela Mangue nesta sexta-feira (4), o secretário Arnaldo Jardim demonstrou a disposição do Governo do Estado em colaborar com a transmissão de conhecimentos e práticas por meios dos técnicos e veterinários da Pasta.

Por meio da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do governo paulista, a colaboração envolverá o treinamento da equipe de técnicos brasileiros. Conforme explicou a assessora para assuntos internacionais, Ana Paula Fava, “é importante ter um enfoque das áreas técnicas de ambos os governos, além de resgatar o histórico do que já foi feito nas etapas anteriores para dar continuidade à atividade naquele País”.

“Temos a disposição de receber pessoas em São Paulo para realizar a capacitação em nosso Instituto Biológico ou ainda de enviar nossos técnicos à Guiné Equatorial para que possam fazer os diagnósticos e realizar os outros desdobramentos desta parceria”, destacou o secretário Arnaldo Jardim, afirmando que outros institutos de pesquisa paulista também podem contribuir com ações na área de saúde.

O País demonstrou interesse em dar continuidade a ações com o Instituto Biológico, que em 2010 já realizou o diagnóstico do estado sanitário do rebanho guinéu-equatoriano, trabalho coordenado pelo médico veterinário Ricardo Spacagna Jordão, responsável pela Unidade Laboratorial de Referência para Imunobiológicos e Insumos do IB. “Também produzimos e fornecemos ao país doses de antígenos para detectar a incidência de brucelose e tuberculose”, explicou Jordão.

O Biológico também contribuiu com um projeto realizado no País pela iniciativa privada de 2012 a 2014, que possibilitou a construção de cinco laboratórios, equipados com as tecnologias de última geração, nos quais uma equipe de 15 técnicos brasileiros realizou os procedimentos e análises laboratoriais. Com o estabelecimento de um convênio, uma nova equipe de cerca de 10 especialistas seria responsável por transmitir os conhecimentos a alunos da universidade local. 

A formatação da parceria deverá ser agilizada por meio do envio de uma carta de intenções para firmar o convênio, bem como o histórico de todo o projeto na próxima semana. “Temos muito interesse na presença dos técnicos da Secretaria para promover essa troca de conhecimentos”, adiantou o Embaixador Wilfredo Obama. “Agradecemos a disposição da Secretaria por nos receber de braços abertos para colaborar conosco, nos trazendo ferramentas para auxiliar na questão da sanidade animal”, disse.

A reunião também contou com a participação do diretor do Instituto Biológico, Antonio Batista Filho, do assessor do gabinete, Alberto Amorim e da assessora de Cooperação Internacional do governo paulista, Fernanda Carrer.

 

Página inicial Fale conosco Links Ouvidoria Mapa do site Intranet Webmail
 
  Instituto Biológico
Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252 - CEP 04014-900
Telefone: (11) 5087-1701 - São Paulo - SP - Brasil